quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

DINAMICASSSSS

Dinâmica de grupo de sensibilização para QUALIDADE DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ou INTEGRAÇÃO DE NOVO COLABORADOR (para seis participantes ou mais)

Material necessário: balões coloridos.

Esta dinâmica pode ser aplicada sempre que houver a constatação que algum integrante da equipe está se isolando dos demais ou quando um novo colaborador é integrado na equipe de trabalho (por conta de novas contratações), a qualquer tempo.

  • Para iniciar a atividade, convide os participantes para, de pé, se disporem em um círculo e distribua um balão para cada um;
  • Comente sobre a importância da integração entre as pessoas de uma mesma equipe e como isso influencia na auto-estima individual. Fale sobre como determinados comportamentos podem contribuir, positivamente, com a auto-estima de um colaborador recém contratado e integrado ao quadro funcional da empresa.
  • Na seqüência, peça para todos encherem seus balões, “descarregando” dentro deles, todos os sentimentos negativos que impedem um bom relacionamento: impaciência, rudez, frieza, etc… e que, após cheios e fechados, todos os balões devem ser colocados no chão da sala utilizada para esta dinâmica.
  • Instrua ao novo colaborador ou colaboradores (no máximo, dois) que se posicionem no centro do círculo.
  • Para os demais, peça que se unam firmemente, de braços e mãos dadas, formando uma “corrente” firme, envolvendo o colaborador que está ao centro, e que não possa ser “rompida”.
  • Agora, peça para o novo colaborador (que está ao centro desse círculo) para forçar esta “corrente”, tentando “rompê-la” e, dessa forma, tentando sair de dentro do círculo. Preste atenção ao tipo do esforço e, se necessário, modere o exercício para que nenhum integrante da dinâmica se machuque. Certamente o ambiente será de muita energia física e risos. Incentive o grupo que falem entre si, dando instruções para que todos resistam às tentativas de “saída” do colaborador que está ao centro do círculo.
  • Quando a “energia” do grupo “diminuir”, encerre a atividade e peça a todos que se posicionem novamente em círculo aberto, sem estarem unidos. Conceda alguns instantes para que todos recuperem o fôlego.
  • Faça perguntas ao colaborador que estava no centro: como ele avalia o seu grau de esforço, qual a sua sensação ao tentar sair do grupo e o que pensou quando definitivamente desistiu de tentar.
  • Comente que será exatamente assim que o grupo todo se comportará com ele/ela a partir de agora: por mais que ele tente “sair”, sejam por atitudes conscientes ou não, o grupo não permitirá, pois este é o espírito da equipe que o recebe - sempre disposta a “envolvê-lo” e “protegê-lo”, com muita energia de todos os participantes e que o novo lugar dele é com sua equipe e não fora dela.
  • Para encerrar, peça que todos dêem, ao mesmo tempo, um abraço coletivo neste novo integrante, estourando os balões com os pés.

Nenhum comentário: